Política: Weverton lidera pesquisa EXATA para Governo em Codó, 6º maior colégio eleitoral do MA

O senador Weverton (PDT) lidera, com folga, a disputa para o Governo do Estado no município de Codó, na região dos Cocais, sexto maior colégio eleitoral do Maranhão, com 72.921 eleitores

Foi o que atestou pesquisa de intenção de voto realizada pelo Instituto Exata, cujo resultado foi registrado na Justiça Eleitoral com o número MA-04619/2022.

Quatro cenários estimulados (aquele no qual é apresentado ao entrevistado o nome do pré-candidato) foram construídos. Em todos, o pedetista vence, inclusive em situação de primeiro turno, batendo o vice-governador Carlos Brandão (PSDB), pré-candidato a reeleição e opção pessoal do governador Flávio Dino (PSB).

No primeiro cenário, Weverton tem 41% das intenções de votos; em segundo lugar vem Roberto Rocha, com 15%; seguido em terceiro por Carlos Brandão, com 12%; Lahesio tem 4% das intenções de votos; Edivaldo e Simplício Araújo têm cada um 1%; Enilton Rodrigues tem 0%. Não sabem ou não responderam 15% dos entrevistados e 9% disseram que não votariam em nenhum dos nomes apresentados.

Em um outro cenário, sem a presença de Roberto Rocha, Simplício Araújo e Enilton Rodrigues, Weverton aparece com 49%, Brandão com 14%, Lahesio com 5%, Edivaldo Holanda Júnior tem 3%, empatado com Josimar do Maranhãozinho. Os que não votariam em nenhum deles, votariam em branco ou nulo são 10% e 16% não sabem ou não responderam.

O Instituto de pesquisa também simulou um cenário com apenas três candidatos: Weverton, lidera isolado com 53% dos votos; Carlos Brandão tem apenas 16%; e Edivaldo Holanda Júnior aparece 4% das intenções de voto. Não sabem ou não responderam 15% dos entrevistados e 12% disseram que não votariam em nenhum dos nomes apresentados.

Em eventual disputa apenas entre Weverton e Carlos Brandão, se as eleições fossem hoje, Weverton venceria em Codó com 55% dos votos e Carlos Brandão teria 18%. O percentual dos que não sabem ou não responderam é de 14% e 13% dos que votariam nulo ou branco.

A pesquisa também aferiu os interesses dos codoenses na disputa para o Senado. Se as eleições fossem hoje, o atual governador Flávio Dino teria 49% das intenções de voto; a ex-governadora Roseana Sarney teria 27%; o senador Roberto Rocha teria 7%.

O levantamento foi realizado no período compreendido entre os dias 02 e 03 de fevereiro, em 23 bairros e povoados de Codó e tem uma margem de erro de 3,98% pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiabilidade de 95%.

Deixe um comentário